Sunday, December 1, 2013

Como levar o dinheiro para o exterior?


Uma dúvida frequente que muitas pessoas têm quando estão indo viajar é de como levar o dinheiro e claro que além de levar uma pequena quantia em espécie, também há a opção do cartão de crédito e do VTM – Visa Travel Money.

Espécie: principalmente se a intenção é ficar fora por um longo período. O risco é grande de perder ou roubar o seu dinheiro.
É preciso sim, levar uma quantidade pequena para pagar pequenos gastos, como uma água, um cafezinho ou uma gorjeta.

Travel Cheque: Tem a vantagem de que o câmbio é mais barato na hora de comprarmos a moeda para viajar. Contudo, existem alguns estabelecimentos que cobram para efetuar a troca dos cheques de viagem ou nem aceitam.

Cartão de crédito: Ele é bem aceito em praticamente todos os lugares. Contudo, efetuar os gastos com o cartão de crédito pode trazer uma surpresa no dia de pagar a fatura, se o câmbio tiver subido em relação ao dia da viagem. Além disso, ainda há a cobrança de IOF.

VTM – Visa Travel Money: é um cartão pré-pago onde você carrega com a moeda do país de destino. Esse cartão pode ser carregado em diversas moedas, como: Dólar Americano, Dólar Australiano, Dólar Canadense, Euro, Peso Argentino, Libra e Rend Africano. Se você estiver fora e precisar recarregar também é muito simples, você faz um simples DOC ou TED para a conta da empresa onde comprou o cartão e logo o dinheiro já fica disponível para você
ou solicita este cartão com seu banco que da sua conta corrente já pode ir o valor direto para o VTM.

A diferença do VTM para um cartão de crédito convencional é que o IOF é quase 6% a menos e não existe conversão diária até porque o crédito disponível VTM é a moeda local. Você pode também acompanhar os crédito do VTM através do sistema da operadora, ver saldo, extrato e bloquear o VTM (em caso de roubo ou perda).
Também pode fazer saque em caixas ATM (tipo Banco 24 Horas aqui no Brasil), mas se atente as taxas para saque, limite de saque diário e outras coisinhas.

Dicas importantíssimas para quem vai optar pelo VTM – VISA TRAVEL MONEY:
·         O cartão não vem com o nome de quem está comprando, vem apenas com o número do cartão. Por isso peça para a empresa personalizar o VTM com seu nome completo. Isso porque algumas lojas no exterior não aceitam o cartão por não ter nome e desconfiar que aquele cartão não é seu (Obs.: Isso aconteceu comigo).
·         Quando comprar o VTM peça o cartão ADICIONAL (normalmente sem custo nenhum), mas porque adicional? Simples, você usa o ADICIONAL e guarda muito bem o “principal”. Caso você perder o adicional você cancela e continua usando o principal, assim não precisa esperar a empresa mandar para você um outro cartão. Mas se você perder o principal e cancelá-lo, automaticamente o adicional é cancelado.
·         Toda casa de câmbio tem um valor máximo e valor mínimo que podem “vender” a moeda, ex.: No dia a cotação do Dólar Australiano está R$ 2,31 (valor máximo), mas você pode negociar dependendo do valor que está comprando e tentar pagar o valor mínimo R$ 2,26. Esse valor mínimo pode dar uma diferença de até 5 centavos por dólar comprado, por isso se atente a isso. Pode até parecer pouco mas para quem está indo viajar qualquer economia é válida. (Obs.: Esses valores são fictícios, usei apenas como exemplo).
Existem outros cartões pré-pagos como esse(ex. MasterCard Travel Money/Cartão Confidence), mas até onde sei o VISA TRAVEL MONEY é o que possui maior diversidade de moedas, bandeira mais conhecida e aceita nas lojas. Obs:ele é bem aceito nos USA, Canada e Europa, paises da América do Sul e Ásia não são muito aceitos, melhor levar em espécie.

No comments:

Post a Comment