Sunday, December 8, 2013

Dicas de Mochilão


Viajar o mundo com uma mochila nas costas é algo incrível! Mas é preciso ficar atentos com alguns detalhes e evitar problemas com este tipo de viagem:
1. Defina um roteiro detalhado da viagem
O mochileiro precisa de um plano bem amarrado: escolher as cidades, a melhor forma de se locomover entre elas,  os locais de hospedagem, alimentação e passeios. Quanto maior o detalhamento, menores as chances de surpresas – o ideal é buscar referências na internet e com os amigos que já fizeram mochilão.
2. Reserve tempo para conhecer os destinos
Quantidade não é qualidade! Evite fazer uma maratona de cidades, pois assim você não conhecerá bem nenhum lugar. Também é importante considerar o tempo de viagem entre uma cidade e outra e reservar um tempo para descansar entre as viagens.
3. Atenção aos documentos necessários à viagem
Tenha um envelope sempre a mão com toda a documentação e comprovantes de pagamentos – como reservas, passagens, visto, carteira de saúde e vacinação, seguro de viagem e passaporte. Anote os contatos de telefone e e-mail do consulado brasileiro e do país de destino. Outra boa ideia é escanear seus documentos e enviar para seu e-mail. Assim, em caso de perda, roubo ou furto você terá todos os dados para fazer um boletim de ocorrência ou solicitar a segunda via.
4. Planeje seus gastos antes da viagem
Ao planejar o orçamento, fique atento à cotação da moeda local e defina uma média para gastar por dia – considere valor de hospedagem, passeios, passagens e alimentação. Faça anotações em uma planilha e lembre-se que de levar uma reserva de dinheiro para emergências.
5. Escolha a mochila e as roupas certas para sua viagemO tamanho da mochila depende de seus objetivos e do tempo de viagem. Quanto mais bagagem, maior será o peso e o desconforto – pense duas vezes antes de optar por uma mochila muito grande. O ideal é que ela tenha estrutura fixa nas costas e conte com alças confortáveis  e que permitam serem reguladas (inclusive na cintura).
6. Arrume a mala com sabedoria
Na hora de arrumar a bagagem, confira o clima dos destinos e leve em conta a estação do ano. Prefira roupas leves e fáceis de lavar e secar. Escolha calçados confortáveis para caminhar por longos períodos. Lembre-se também dos itens básicos de higiene e remédios prescritos por seu médico de confiança. Veja o post O que levar na Mala de Viagem?
7. Cuidados com sua segurança durante a viagemCertifique-se que sua mochila tem cadeados em todos os compartimentos. Fique atento, pois alguns ladrões também cortam a mala com facas ou outros objetos pontiagudos para pegar seus pertences. Tenha um cadeado especial para o locker (armário dos albergues) e leve uma corrente de bicicleta para prender a mala em bagageiros de trens e ônibus.
Para o dinheiro, evite levar quantias grandes em espécie no bolso e diversifique o lugar onde vai guardá-lo. Lembre-se também que os cheques de viagens são mais seguros, pois em caso de roubo ou perda o mochileiro é ressarcido pela administradora.

Alguns roteiros legais para fazer seu Mochilão:
Fazer um mochilão é sempre mais barato? Não necessariamente.
A receita de albergues, mochila nas costas e roteiros alternativos não é sinônimo de poupar. Sem os devidos cuidados, um mochilão pode ter o mesmo preço de uma viagem com pacote fechado na agência de turismo. Tudo depende do viajante.
Para economizar mais, aproveitar melhor o tempo, realizar viagens mais curtas e menos cansativas procure fazer um roteiro com cidades próximas e mesclar cidades caras com as mais baratas.
Mochilão - América do Sul
Se você não tem muito dinheiro para gastar e quer fazer uma viagem internacional a opção é Mochilão pela América do Sul, muitos lugares bonitos e curtição! Porém não são todos os lugares que são baratos, algumas cidades são bem caras tanto quanto as da Europa ou USA.

Pode seguir na ordem logística que coloquei abaixo ou inverso que vai ter um fluxo lógico e mais em conta!
Sugestão 1 (+barata):
Chile - Santiago  *Deserto do Atacama é um pouco mais caro e cidade fica distante
Argentina - Buenos Aires
Uruguai - Montevideo e Punta del Este
Paraguai
Sugestão 2 (nem tão barato) :
Colômbia (Bogotá)
Peru (Lima e Machu Pichu que é bem caro mesmo)
Bolivia (La Paz)
Chile (Santiago)
Argentina (Buenos Aires)
Dica: Faça um cartão Ho.La (Hostels Latinoamérica), você ganha 10% de desconto nos albergues associados e até em algumas passagens e passeios.

Mochilão - América do Norte
Há muitos lugares para conhecer e cidades turísticas por lá, se tiver só 30 dias, período de férias terá que fazer em etapas, mas se tiver com mais tempo pode começar no México e ir até o Canadá. Para isto será necessário um invertimento maior, pois muitas cidades são bem caras as entradas das atrações, comida e hospedagem:
México – Cidade do México, Acapulco e Cancún
USA – Califórnia, Costa Oeste
USA - Miami, Orlando, New Jersey,New York, Washington DC, ir subindo até Boston, Costa Leste
Canadá – Vancouver, Toronto e Quebec
Mochilão - Europa
Se é sua primeira viagem para a Europa e quer conhecer as cidades mais conhecidas! Ai vai algumas sugestões:
Sugestão 1 - 30 dias de férias                Sugestão 2 – 20 dias de férias
Londres(5 dias)                                                           Irlanda (3 dias)
Paris(5dias)                                                                 Londres (4 dias)
Madri e Barcelona(10 dias)                                       Paris (4 dias)
Roma e Pisa(5 dias)                                                Madrid e Barcelona (9 dias)
Por ser cidades mais famosas, são também um pouco caras, caso não tenha interesse em conhecer esses lugares quer algo mais autêntico e barato faça o Leste Europeu, vou abaixo.
Caso também precise de menos tempo, pode diminuir os dias e fazer uma viagem mais corrida ou optar por cidades que em 1 ou 2 dias já conheceu tudo como Bruxelas, Amsterdã, Munique...
Mochilão Barato - Europa
Cidades lindas e baratas é o que eu procuro kkk!!! Acredito que vocês também, então vamos ver um roteiro super legal com conhecimento e diversão garantida e tudo bem acessível! Famoso Leste Europeu:
Praga
Viena
Bratislava
Budapeste
Croácia
Mochilão – Viagem Gelada
Boa maneira de conhecer a Escandinávia região histórica e multicultural é indo na época que mais ouvimos sobre ela no inverno, as estações de ski tops, aurora boreal e ver nevar mesmo! Logo recomendo ir no inverno para ser uma experiência diferente e gelada.
Roteiro:
Noruega
Suécia
Finlândia
Rússia
Se optar ir no verão, pois não suporta passar frio será interessante, pois o sol fica quase 24h escurecendo muito tarde quase meia noite, então da para aproveitar mais a cidade.
Meus mochilões - Europa
Tive 40 dias de férias e consegui conhecer bem os lugares e gastando pouco, fiz o seguinte roteiro e recomendo a vocês fazer algo assim também:
1) Mochilão fiz no mês de março ainda estava pouco frio, então peguei cidades próximas mas que não tem praia. Prefiro o frio para essas cidades pois não ficam muito lotadas e abafadas, da para andar pela cidade mais tranquilamente e ser cansar tanto!
Iniciei na Irlanda indo de avião para Londres, de avião para Paris, de trem para Pisa, de trem para Roma e de avião para Madri.
2) Mochilão neste já fui em pleno verão, em julho então peguei algumas cidades, algumas que consigo aproveitar nesta época e lugares que não tenha que pegar muita fila, pois no verão tudo fica muito cheio!O sol é bem quente então melhores escolher lugares mais frescos mesmo.
De Bruxelas(festival Tomorrowland) de trem para Amsterdã, de tem para Londres, de avião para Berlin, de avião para Milão, de avião para Atenas, de avião para as Ilhas Gregas, de avião para Cannes, de avião para Nice e de trem para Barcelona.
Opção mais barata e cidades com praias.
3) Mochilão pelo Escandinávia
De Paris indo de avião para Noruega, depois de trem para Estocolmo, de avião para Finlândia e de trem para Rússia.
4) Mochilão Leste Europeu
De Praga indo para Viena, Bratislava, Budapeste e Croácia tudo de trem.

Mochilão - Exótico
Quer conhecer lugares toltalmente distintos da sua cultura? língua, escrita, religião, comida e vestimenta, tudo diferente! Vá para:
Rússia
Índia
Japão
China
Sudeste Asiático
Mochilão – Sol e Surf
Curti surfar e quer rodar pegando as melhores ondas! Segue algumas opções:  
Hawai (15 dias ou mais passando por Oahu, onde está Honolulu, Maui, Kauai e Big Island)

Austrália (30 dias ou mais de Melbourne subindo até Cairns ou vice-versa)
Indonesia - Bali
África do Sul – Cape Town e Jeffeys Bay
Boa Viagem!

No comments:

Post a Comment